Translate

segunda-feira, 7 de março de 2016

Gastronomia Turca

Ir à Turquia é ter como garantido voltar com alguns quilos extra e o porquê é bastante óbvio, a gastronomia turca é irresistível ! É rica em massas, carnes, vegetais e doces e com doces digo mesmo os melhores e mais irresistíveis doces que já provei. Provar a gastronomia turca é o mesmo que chegar a casa depois de uma longa viagem e ter como surpresa uma mesa cheia com as nossas comidas e sobremesas preferidas, tudo nessa mesa representa a gastronomia turca. Nada se põe de lado, tudo fica rapidamente na nossa lista de preferências.

No meu primeiro pequeno-almoço na Turquia, fiz questão de experimentar um pouco de tudo e rapidamente percebi aquilo que mais gostava para primeira refeição do dia. Encontrei vários tipos de pão, mas o meu preferido e que repeti todas as manhãs foi o tradicional simit, um pão de sementes, crocante e com forma de bagel. 
O meu pequeno-almoço começou a ser sempre café, simil e laranja. Curiosamente, em convívio com locais descobri durante a minha viagem que a palavra mais semelhante a Portugal, na língua turca, é laranja, que se diz portakal.

As restantes refeições eram uma verdadeira tentação e a minha maior queda era definitivamente para as sobremesas. Carnes, vegetais, massa, batatas e arroz foram as refeições que fui experimentando. Reparei que nos pratos que nos serviram fora do self service do hotel, era comum a mistura de arroz com massa e a refeição era sempre acompanhada com pão.

As sobremesas turcas cativaram-me desde o momento em que aterrei em Dalaman e tive forçosamente que passar a noite lá no aeroporto (história super interessante contada aqui). Nessa noite pude provar, por gentil oferta do guarda-nocturno, uma das tradicionais sobremesas turcas designada şekerpare. Todas as sobremesas que fui encontrando tinham sabores familiares, visto que a gastronomia portuguesa não fica atrás de nenhuma outra, contudo destaca-se a forma de decoração dos doces, que são comummente decorados com pistácios ralados, ficando com a cor verde no topo. 

Diariamente os şekerpares fizeram parte da minha alimentação, e deixaram saudades. Bolos de chocolate foram outra das razões para os tais quilos extra que trouxe comigo. 

Já perdi os quilos extra, mas não consigo perder a vontade de fazer tudo de novo, só de olhar para as seguintes fotografias !

Pequeno-almoço
"Encontrei vários tipos de pão"
"(...)O meu preferido e que repeti todas as manhãs foi o tradicional simit, um pão de sementes, crocante e com forma de bagel. "

Refeições

Sobremesas
"Destaca-se a forma de decoração dos doces, que são comummente decorados com pistácios ralados, ficando com a cor verde no topo. "
"Diariamente os şekerpares fizeram parte da minha alimentação, e deixaram saudades."
"Bolos de chocolate foram outra das razões para os tais quilos extra que trouxe comigo. "

1 comentário:

  1. Que bom aspecto! Efectivamente assim é impossível não ganhar uns quilitos, haha. Tem tudo um mega bom aspecto. Nunca fui à Turquia mas já fico avisada, se pensar em ir é preparar-me para ver a balança aumentar, haha

    Aonde (não) estou

    ResponderEliminar